Quem sou

Meu nome é Sérgio Teixeira. Nascido e criado aqui na cidade do Rio de Janeiro e um carioca apaixonado pela cidade. Como filho de professores, sempre vi a Educação como início de tudo na vida, sendo o maior legado que podemos receber.

Me formei médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização na Universidade Federal Fluminense. Concluí Mestrado e Doutorado, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e também cursei uma Pós-graduação em Governança Clínica e Segurança da Assistência.

Tenho uma vida ligada à Saúde, como médico e, desde 2001, acrescentei às minhas atividades a Educação, como professor universitário, coordenação de cursos ou em cargos de direção. Gosto deste contato direto com os pacientes e futuros colegas.

Além disso, tenho atuado na gestão de Unidades de Saúde, com forte atuação tanto na esfera pública quanto na particular. Como diretor de um hospital importante do estado, eu aprendi como lidar com os caminhos difíceis do poder público. Mesmo assim, minha equipe e eu, saímos de nossa zona de conforto e conseguimos mostrar que o SUS pode dar certo. Inquieto, até hoje busco novas fontes de conhecimento. Com a oportunidade de conhecer as soluções adotadas em diversos países, tanto nos Serviços de Saúde quanto nas Universidades, que pude observar suas realidades e concluir o quanto ainda podemos, e devemos, realizar em nosso país. Trouxe alguns modelos, adaptei para a nossa realidade, implantei em alguns hospitais públicos e vi como é importante mudar a forma de como paciente é tratado. Tudo isso com um custo menor, já que é enorme o desperdício do dinheiro com a ineficiência, a ineficácia e os desvios de verba pública. Um hospital público pode, e deve, oferecer um atendimento digno e de qualidade. Já provamos isso com um trabalho sério, honesto e competente.

As experiências adquiridas como Gestor de Unidade de Saúde e como Coordenador de Instituição de Ensino, que fizeram crescer minha inquietação e, sendo assim, resolvi criar esta página para notícias de interesse, reflexões, críticas e sugestões de como podemos trabalhar Por um País Melhor !!