Afinal, o que é candida?

A candidíase vaginal é causada por um fungo chamado candida. Ele normalmente está presente no canal vaginal mas, quando aumenta em quantidade, provoca uma infecção, a candidíase, que pode trazer um grande desconforto. Chega a ser tão comum, que brinco ao dizer que a única mulher que nunca teve candidíase é aquela que ainda vai ter.

Como  todo fungo, a candida se multiplica com facilidade na presença de umidade e calor. Quando isso acontece, pode aparecer uma irritação na pele (tipo assadura) com um corrimento branco e espesso, parecido com nata de leite, e ser acompanhado de ardência ou coceira que pode ser intensa. A candidíase vaginal não é uma doença grave. Normalmente fica restrita à área genital mas pode causar uma coceira tão forte, que a mulher chega a se ferir coçando.

O tratamento é simples e pode ser feito através de comprimidos ou cremes locais. Já a melhor forma de se proteger da candidíase é evitar, exatamente, o calor e a umidade. Não é uma tarefa fácil em cidades quentes como o Rio de Janeiro, mas usar roupas íntimas de puro algodão ajudam muito. Calças apertadas, de tecido grosso como jeans, e calcinhas de material sintético (mesmo as com forro de algodão) atrapalham a pele respirar e acumulam umidade, ao longo do dia, através da transpiração. Ninguém vai deixar de ir à praia mas tem que ter o cuidado de, assim que chegar em casa, tomar um banho e colocar uma roupa seca. Vale o mesmo para quem faz ginástica. Assim que terminar o exercício, tomar um banho, de preferência na própria academia, para ficar o menor tempo possível com a roupa suada. Na higiene íntima, procurar usar sabonetes neutros para não irritar ainda mais a pele. Estes cuidados podem não impedir totalmente que a mulher, uma vez ou outra, tenha candidíase. Mas, certamente, vai deixá-la mais tempo livre deste desconforto.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s