
Sim, os homens também passam pela chamada ANDROPAUSA, que é uma espécie de menopausa masculina. A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) é um processo relacionado ao declínio de hormônios, principalmente da testosterona, que acontece gradualmente entre os homens a partir dos 40 anos.
Enquanto na menopausa a mulher tem seu declínio hormonal em um período de meses ou poucos anos, na andropausa os efeitos demoram para ocorrer e acontecem sem qualquer aviso prévio. Ao contrário da crença popular, a Testosterona não se trata apenas de um hormônio sexual. Seu papel na manutenção da libido é apenas um dentre vários processos, tais como:
• Falta de energia e cansaço excessivo
•Sentimentos de tristeza frequentes
•Sudorese e ondas de calor
•Diminuição do desejo sexual
•Diminuição da capacidade de ereção
•Diminuição de pelos no corpo, incluindo na barba e de da massa muscular.
Levar uma vida saudável em todos os aspectos é fundamental para a saúde e pode ajudar a aliviar os sintomas da andropausa. Alimentar-se equilibradamente, dormir bem, praticar atividades físicas regulares, gerenciar o estresse, manter o peso adequado e consultar um médico de confiança são atitudes fundamentais para ter um envelhecimento saudável.
Por isso, os homens também devem se cuidar. E não podemos esquecer que eles também precisam de apoio e compreensão, porque nem sempre a aceitação é simples, já que a andropausa também é vista como tabu!
Gostou do nosso conteúdo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma opinião sobre o assunto? Então deixe o seu comentário abaixo!