Highlands, Escócia

As “Highlands” (Terras Altas) ficam no norte da Escócia e é uma região que abriga muitas lendas e histórias.

Vamos começar por Inverness, onde deságua o Rio Ness.

Esta é a maior cidade e principal polo cultural das Highlands.

Nela você poderá visitar o Castelo e a Catedral da cidade, o Fort George, o Jardim Botânico ou, simplesmente, caminhar pela bucólica paisagem das ilhas no rio Ness.

No Museu e Galeria de Arte de Inverness, você poderá conhecer a história não só da cidade, mas também das Highlands.

Seguindo pela estrada A82, em direção ao mítico Lago Ness, passamos por campos e colinas onde a imaginação faz pensar em tantas batalhas que ocorreram por ali.

No Loch Ness Centre & Exhibition você tem exposições sobre como se formou o lago Ness e a história do lendário monstro do Loch Ness.

Não consegui ver o monstro, mas, pouco à frente, encontrei as ruínas do Castelo de Urquhart, datado de 1509. Com bela vista para o lago, você encontra ali um centro de visitante e uma lanchonete.

De volta à estrada, podemos ir até o famoso Eilean Donan Castle, onde foi gravado o filme “Highlander”.

Como ali não há passagem, precisamos retornar um pouco e contornar o Loch Duich, para chegar à ponte que nos leva até a ilha de Skye.

Para melhor explorar essa ilha, escolhi a simpática cidade de Portree. Sua localização central e litorânea a torna uma excelente opção de ponto de partida para os passeios.

Várias estradas da ilha são muito estreitas e com passagem para apenas um carro. Quando vem outro e sentido contrário, cabe a quem estiver mais próximo de um “passing place” (pequenos acostamentos colocados, em intervalos, na estrada), encostar para o outro passar.

Rodando pelas estradas, não é raro encontrar coelhos pelos campos e verá belíssimas paisagens como Kilt Rock (Belos penhascos à beira-mar), Old Man of Storr (depois de uma caminhada até ao topo, terá como recompensa uma linda vista da região) e as famosas formações rochosas de Staffin.

Já no lado oeste da Ilha, encontrará o imponente Dunvegan Castle. Construído no século XIII e remodelado no século XIX, possui uma ampla visão da enseada do lago marítimo chamado Dunvegan.

Enfim, uma viagem pelas Highlands nos oferece histórias e paisagens inesquecíveis.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s