SEGURANÇA DO TRABALHO 8

por Marco Antônio Menezes – Técnico em Segurança do Trabalho

FRASE DA SEMANA:

A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.” (Nicolau Copérnico)

O BENZENO

Você já deve ter visto várias vezes esta imagem, né mesmo? Você já deve ter abastecido seu carro várias vezes e sentido aquele cheirinho gostoso da gasolina, né mesmo?

Então vou te contar uma coisa:

Isso é BENZENO! Altamente tóxico e Cancerígeno!

Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.

O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sanguíneos, como leucopenia.

Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenolanilinatrinitrotolueno,plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.

EFEITOS NA SAÚDE

Exposição ao benzeno tem graves efeitos na saúde. O ar em ambiente aberto pode conter níveis baixos de benzeno de fumo de tabaco, fumaça de lenha, postos de combustíveis, transporte de gasolina, ou escape de veículos a motor e as emissões industriais. Vapores de produtos que contenham benzeno, como colas, tintas, cera de móveis e detergentes, também podem ser uma fonte de exposição, embora muitos deles tenham sido modificados ou reformulados desde a década de 1970 para eliminar ou reduzir o teor de benzeno. No ar em torno de lugares de deposição de resíduos perigosos ou postos de gasolina podem conter níveis mais elevados de benzeno.

A respiração de curto prazo de níveis elevados de benzeno pode resultar em morte, enquanto que os níveis baixos podem causar sonolência, tontura, batimento cardíaco rápido, dor de cabeça, tremores, confusão e inconsciência. Comer ou beber alimentos contendo altos níveis de benzeno pode causar vômitos, irritação do estômago, tonturas, sonolência, convulsões e morte.

Os principais efeitos do benzeno são pela exposição crônica (longo prazo) através do sangue. Benzeno causa danos na medula óssea e pode causar uma diminuição de células vermelhas do sangue, levando a anemia. Ele também pode causar sangramento excessivo e diminuir o sistema imunológico, aumentando a chance de infecções. Benzeno provoca leucemia e está associado a outros cancros do sangue e pré-cânceres do sangue.

A exposição humana ao benzeno é um problema global de saúde. Benzeno atinge o fígado, rins, pulmão, coração e cérebro e pode causar quebras da cadeia de DNA, provoca danos cromossômicos, etc.

PRODUTOS QUE CONTÉM BENZENO

Colas, solventes, tintas, lustra-móveis, pesticidas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, detergentes, litografia, impressão gráfica, fotogravura, extração de óleos, beneficiamento de gorduras, reagente, borrachas, catalisadores, produtos intermediários de laboratórios, explosivos, corantes, produtos farmacêuticos

RISCO DE CÂNCER

Pesquisa tem demonstrado que o benzeno ser não só um produto químico (causadoras de câncer) cancerígeno, mas crônico (longo prazo) e a exposição ao benzeno tem sido associada a várias formas de leucemia por estudos publicada já em 1922.  O aumento da incidência de leucemia (câncer dos tecidos que formam as células brancas do sangue) tem sido observado em seres humanos ocupacionalmente expostos ao benzeno.

SINTOMAS

Ainda que não resulte em câncer, a exposição crônica ao benzeno pode afetar a medula óssea e produção de sangue. Sintomas agudos da exposição ao benzeno podem incluir a irritação dos olhos e da pele, tontura, náusea, dor de cabeça, tontura e batimento cardíaco irregular. Nas mulheres, a exposição prolongada ao benzeno no ar pode resultar em padrões irregulares de menstruação e diminuição do tamanho do ovário. Alimentos ou água contaminada com benzeno pode provocar vômitos, irritação do estômago, convulsões e até morte.

EFEITOS AGUDOS

A exposição combinada do benzeno com o etanol (por exemplo, bebidas alcoólicas) pode aumentar a toxicidade do benzeno em humanos.

Sintomas neurológicos da exposição ao benzeno inalação incluem sonolência, tonturas, dores de cabeça e perda de consciência nos seres humanos. Ingestão de grandes quantidades de benzeno pode resultar em vômitos, tontura, e convulsões em seres humanos.

Exposição ao líquido e vapor pode irritar a pele, olhos e trato respiratório superior em humanos. Vermelhidão e bolhas podem resultar da exposição dérmica ao benzeno.
Estudos em animais mostram imunológicas, neurológicas, hematológicas e efeitos da inalação e exposição oral ao benzeno.

Testes envolvendo exposição aguda de ratos, ratos, coelhos e cobaias demonstraram benzeno ter baixa toxicidade aguda por inalação, a toxicidade aguda da ingestão moderada e baixa ou moderada toxicidade aguda da exposição dérmica.

EFEITOS NA REPRODUÇÃO /  DESENVOLVIMENTO

Vários estudos sugerem que o benzeno ocupacional pode comprometer a fertilidade em mulheres expostas a altos níveis. No entanto, estes estudos são limitados devido à falta de histórico de exposição, exposição simultânea a outras substâncias, e a falta de acompanhamento. Efeitos adversos sobre o feto, incluindo baixo peso ao nascer, a formação óssea atrasada, e os danos da medula óssea, têm sido observados onde as grávidas foram expostas ao benzeno por inalação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s