SEGURANÇA DO TRABALHO 9

por Marco Antônio Menezes – Técnico em Segurança do Trabalho

FRASE DA SEMANA:

Não há homem meio honesto e meio desonesto. Ou são inteiramente honestos ou não o são.” (Jânio Quadros)

HOJE VAMOS FALAR DE RADIAÇÃO

(Radiação Ionizante e Não Ionizante)

Você sabe o que é Radiação Ionizante e Não Ionizante? Não? Então vou te explicar resumidamente:

RADIAÇÃO IONIZANTE:

É a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, é capaz de arrancar um elétron de um átomo ou molécula.

O termo radiação ionizante refere-se a partículas capazes de produzir ionização em um meio, sendo “diretamente ionizantes” as partículas carregadas, como elétrons, pósitronsprótonsalfas e “indiretamente ionizantes” aquelas sem carga, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons. Nesses últimos a ionização é produzida pela partícula carregada que se origina de sua interação com a matéria.

Abaixo o símbolo internacional da presença de radiação ionizante

TIPOS DE RADIAÇÕES IONIZANTES 

Os tipos de radiações ionizantes mais conhecidos são:

–  Raios X, usados em equipamento radiológico para fins médicos.

– A radiação alfa (α), beta (β) e gama (γ) produzidas por núcleos de átomos instáveis

RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE:

A radiação é considerada não ionizante quanto não possui energia suficiente para ionizar, ou seja, não possuem energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas, mesmo assim tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas.

Convivemos com várias fontes atualmente. A mais famosa fonte de radiação não ionizante é o sol.

Abaixo o símbolo da presença de radiação não ionizante.

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR EXCESSO DE RADIAÇÃO IONIZANTE

  • Queimaduras na pele;
  • Cataratas;
  • Síndrome cerebral, causada pela inflamação do tecido cerebral, e que muitas vezes leva à morte. …
  • Doenças do sangue, sendo a leucemia a doença mais comum;
  • Infertilidade, falta de menstruação e diminuição do apetite sexual;

TIPOS DE RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES

– MICRO-ONDAS E RADIOFREQUÊNCIA: – Afetam o corpo principalmente com aumento da temperatura.

– INFRAVERMELHA – Normalmente está presente em fontes locais de emissão de calor. A exposição é aumentada pela proximidade. Exemplo: fornos, fundições. A radiação infravermelha é usada também para detectar a temperatura de objetos distantes.

– RADIAÇÕES SOLARES – Apesar dos raios do sol serem extremamente úteis para a manutenção da vida na terra e na manutenção direta do corpo humano ele gera alguns riscos que estamos descrevendo nesse capítulo. 

O sol emite radiação UV, a radiação UV pode ser dividida em UVA, UVB e UVC. A atmosfera terrestre bloqueia a passagem da radiação UVC, esse tipo de radiação não chega a superfície terrestre. Já as radiações UVA e UVB conseguem chegar à superfície terrestre.

Apesar de perigosa a radiação UVB em dose diárias adequadas, no período de antes das 10 horas da manhã e depois das 16 é muito importante para a produção de vitamina D. A vitamina D tem a função de se ligar ao cálcio prevenir doenças como a osteoporose.

EXAMES DE MAMOGRAFIA TEM RADIAÇÃO?

Sim, todo exame radiológico possui radiação, contudo é um exame muito seguro para a paciente. Vários estudos confirmam a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama. Os níveis de radiação que uma mamografia dispensa é de 0,7 mSv o que equivale a três meses de exposição ambiente.

QUE TIPO DE RADIAÇÃO É USADA NA RADIOTERAPIA?

São várias as fontes de energia utilizadas na radioterapia. Há aparelhos que geram radiação a partir da energia elétrica, liberando raios X e elétrons, ou a partir de fontes de isótopo radioativo, como, por exemplo, pastilhas de cobalto, as quais geram raios gama.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s