
As mulheres na menopausa têm mais dificuldades para emagrecer devido à diminuição do metabolismo. 😲
⠀
👉🏼 Principalmente pela perda gradual de massa muscular, fica mais difícil o açúcar entrar na célula, o que gera uma “sobra” e facilita ganhar gordura.
⠀
👉🏼 Além disso, as variações hormonais típicas desse período podem levar a alterações emocionais com consequentes mudanças no padrão alimentar, já que comer não é só um ato físico, mas muito emocional.
⠀
Desta forma, as mulheres que aprendem a fazer as escolhas certas, se adequam, não engordam e até mesmo emagrecem. 😉
⠀
As que não o fazem, isto é, não se adequam, acabam engordando ou não emagrecendo. 😖
⠀
👉🏼 Com a queda dos níveis de estrogênios durante a menopausa, os ossos podem se tornar mais frágeis, levando à osteoporose.
⠀
⠀
⚠ Portanto, é importante aumentar a ingestão de cálcio (leite, iogurte, queijos, peixes, vegetais como brócolis, nozes e sementes) para dar suporte à densidade óssea.
⠀
⠀
⚠ Evite beber café, chá preto e refrigerantes, que podem interferir na absorção de cálcio.
⠀
😉 Procure tomar sol para estimular a produção de vitamina D pela pele, pelo menos 15 minutos ao dia, antes das nove horas ou depois das quinze horas para evitar os raios UV.
⠀
🏃♀️ Fazer exercícios regularmente pode ajudar em vários aspectos: controlar o apetite, melhorar a digestão, controlar o peso, contribuir para a saúde dos ossos além de poderoso e positivo efeito sobre as emoções, a saúde mental e conjugal.
👉🏼 Sempre consulte o seu Ginecologista para uma orientação personalizada!