









Se tem uma palavra que define Amsterdam é diversidade.
Nesta cidade onde o antigo e o novo convivem de forma harmônica, a liberdade é grande, mas com limites curiosos.
O consumo de maconha sob diversas formas como cigarros, bolos e até brownies é liberado dentro do coffee shops. Já as bebidas alcoólicas e o tabaco são proibidos nesses estabelecimentos.
No Red Light District (local símbolo da prostituição que é legalizada e até com direitos trabalhistas), mulheres se exibem em roupas íntimas em cercas de 200 vitrines pelo bairro.
Este local atrai famílias de turistas curiosos, porém fotos e filmagens são proibidos, exceto, da Oudekerk (Igreja Velha), construção mais antiga de Amsterdam, localizada bem no meio deste distrito.
Sugiro começar na visita pela Praça do Dam, onde ficam o Museu de Cera Madame Tussaud, a igreja Nieuwe Kerk e o Palácio Real.
Mais ao sul você tem um lugarzinho escondido e parado no tempo chamado Begijnhof, com casas dos séculos XVII e XVIII e um espetacular jardim.
Se quiser almoçar, desce mais um pouco até Rembrandtplein (Praça de Rembrandt), onde tem várias opções de restaurantes. Próximo dali, poderá conhecer a casa dele e buscar um dos vários passeios de barco pelos canais de Amsterdam.
Na beira de um desses canais você pode ver a casa de Anne Frank. Mas, se quiser visitar, sugiro comprar ingresso online para não enfrentar imensa fila.
Outro ingresso melhor de comprar pela internet é para ir a fábrica da Heineken.
De volta aos canais, vale a visita ao mercado flutuante das flores, com entrada pelas calçadas.
Claro, teria que ir à praça dos museus, onde fica o Rijskmuseum, a Casa de Concertos e o Museu de Van Gogh (o mais didático que conheço, onde as obras são exibidas em ordem cronológica e junto com a história do pintor).
Separe um dia para ir até a Estação Central e pegar um transporte para Zaanse Schans. Sugiro o ônibus 391, pois deixa bem na entrada da vila dos moinhos mais popular na Holanda.
Há muito mais sobre essa fascinante Amsterdam.
Sem dúvida, um lugar fantástico para conhecer.