Nem todos conhecem a endometriose

A mulher precisa estar constantemente atenta para que o pequeno sinal que a endometriose envia não seja confundido com condições rotineiras e simplesmente ignorado. Quanto mais ela se desenvolver, mais difícil e longo é seu tratamento, e as consequências podem causar sofrimento, como no caso de uma infertilidade. Sendo assim, fique atenta a principalmente esses sintomas:

👉Dor nas relações sexuais: pode ser mais ou menos intensa. Há mulheres que não conseguem manter a relação devido à dor.

👉Dor e desconforto ao urinar: muito comumente, é relacionada a uma infecção de urina, ou uma cistite. No entanto, pode ser o tecido endometriótico inflamando a bexiga;

👉Cólica menstrual: é considerada o principal sintoma da endometriose. Pode ser progressivamente mais forte em algumas pacientes, mas pode continuar leve, por muito tempo, em outras, dificultando a identificação da doença. Ela é simplesmente confundida com cólica menstrual comum.

👉Dificuldade para evacuar: se o endométrio atinge o intestino, pode haver dificuldade para evacuar, diarreia, dor e até sangramento.

👉Infertilidade: Geralmente, quando a paciente descobre a doença neste ponto, ela está mais avançada, e se desenvolveu exatamente por não gerar nenhum outro desconforto ao organismo. Por isso, a necessidade de acompanhamentos constantes. O médico está apto a identificar a endometriose no início e isso facilita muito o tratamento 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s