Osteoporose

Uma grande questão quando a mulher tem com a menopausa é a chegada da osteoporose.

👉🏼 O climatério é um fator que aumenta as chances de adquirirem a doença. Isso é intensificado por causa do desequilíbrio hormonal desse período, que resulta principalmente na queda da produção de estrógeno.

👉🏼 Esse hormônio funciona, entre outras coisas, como uma proteção natural aos ossos da mulher.

⚠ A prevenção da osteoporose não deve começar apenas depois da menopausa, mas sim no climatério, período que antecede a menopausa e se prolongada após alguns anos. A realização de uma densitometria óssea é fundamental.

👉🏼 Ao fazer esse exame a mulher consegue saber como está o seu nível de massa óssea. Caso os valores já estejam sendo reduzidos os tratamentos já podem ser iniciados com o especialista.

👉🏼 Entre os diversos tratamentos, podemos considerar a clássica exposição ao sol, para que ocorra a síntese da vitamina D que é um pró-hormônio essencial para a absorção do cálcio pelo organismo.

👉🏼 É possível que uma mulher que consome bastante cálcio e vitamina D, e se exercita bastante desde nova, chegue na menopausa e sofra com a doença se tiver fatores de riscos envolvidos, mas esse histórico favorável é vantajoso ao aumentar as chances de sucesso na prevenção.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s