Câncer de Ovário

Primeiro de tudo, você sabe quem está mais propenso a desenvolver essa doença? 🤔

👉🏼 O risco de desenvolver câncer de ovário é considerado alto quando a mulher possui parentes de primeiro grau – mãe ou filha, por exemplo – que já tiveram a doença, ou quando se identifica que ela seja portadora de alteração genética dos genes BRCA1 ou BRCA2.

👉🏼 Para saber se uma mulher possui tais alterações, é preciso fazer um teste genético. Em caso positivo, os médicos recomendam a realização de ultrassonografia transvaginal e a pesquisa do marcador tumoral CA125 anualmente, para detectar a doença em estágio inicial.

👉🏼 Não se chegou a um consenso quanto à idade em que os exames devem ser realizados, mas muitas já iniciam a prevenção a partir dos 30 anos.

– Uma alternativa preventiva de câncer de ovário, indicada somente em casos de alto risco, é a cirurgia para a remoção deles.

👉🏼 Vale lembrar que mesmo medidas radicais como essa não afastam totalmente o risco de câncer no ovário, pois é possível já haver uma célula maligna na região no momento de remoção do órgão.

⚠ Por isso, é importante fazer o acompanhamento com o ginecologista e ficar atenta a alguns sinais, como azia, náuseas, dor abdominal, sangramento e aumento da frequência urinária.

👉🏼 Esses são sinais genéricos que podem não representar nenhuma doença mais grave, mas de qualquer forma devem servir de alerta para a necessidade de investigação pelo médico.

– Além dessa prevenção, as mulheres podem reduzir os riscos, mantendo um peso saudável e fazendo, regularmente, seus exames periódicos.

⚠ Esse assunto é sério e requer todo cuidado possível! Não deixe de buscar informações com o seu médico. Muitas doenças no geral pode ser evitadas às vezes com ajustes simples na rotina, por exemplo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s