
Você sabe o que é realmente necessário para fazer seu preventivo ginecológico?
Escuto muitas dúvidas sobre isso no consultório e separei algumas para ajudar a esclarecer você.
– Depilação não é necessária para o exame ginecológico. Na verdade, a distribuição dos pelos pode ajudar na avaliação hormonal. E também, ao se depilar pode irritar a pele e confundir com uma eventual inflamação.
– A ducha interna vaginal é uma prática que deve ser abandonada, pois prejudica a composição dos microrganismos que, normalmente, habitam a vagina, podendo causar uma infecção, além de atrapalhar o exame de Papanicolau.
– O ideal é a menstruação ter terminado 5 a 7 dias antes da consulta. Assim, as mamas não estavam tão doloridas para serem examinadas e o sangue não irá atrapalhar a análise do material.
– Se estiver utilizando algum creme vaginal, agende sua consulta para 4 a 5 dias após o término do tratamento, pois a presença do creme irá atrapalhar a coleta adequada do material para exame.
– Evite relações sexuais nos três dias que antecedem a consulta, pois tanto o sêmen quanto o preservativo alteram a acidez vaginal, além do atrito poder simular uma irritação da mucosa.
– É importante esvaziar a bexiga momentos antes do exame. Isso diminui o desconforto, ajuda na visualização do colo do útero (local de onde o material é coletado) e facilita a palpação do útero e ovários.
Ainda ficou alguma dúvida?
Escreva aqui nos comentários 👍🏻