
Sentir dor não é normal em nenhuma situação, principalmente em um momento tá especial e íntimo! 😉
⠀
A dor durante a relação sexual, também chamada de dispareunia, atinge as mulheres com uma certa frequência.
⠀
Ela dificulta não só a relação sexual, mas compromete a rotina da mulher porque impede qualquer tipo de penetração. Esse incômodo acontece inclusive na hora de fazer exames ginecológicos.
⠀
👉🏼 Ela pode ser classificada em dois tipos:
⠀
✔Superficial: quando ocorre em torno da abertura da vagina, normalmente no momento da penetração. Neste caso suas possíveis causas são: infecções genitais como herpes e candidíase (que costumam causar bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal.
⠀
✔Profunda: dor sentida mais dentro da pelve. Em geral, durante o movimento peniano.
⠀
👉🏼 Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou como uma cólica muito forte.
⠀
⚠ É importante também ficar atenta à possibilidade desse sintoma ter relação com a chegada da menopausa, pois nessa fase, pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.
⠀
👉🏼 Caso a dor apareça durante as relações sexuais, é preciso buscar ajuda especializada.
⠀
⚠ O diagnóstico é fundamental.
⠀
Portanto, o primeiro passo é marcar uma consulta com o ginecologista para verificar se existe alguma doença por trás do sintoma e iniciar logo um tratamento, se for preciso.