
Verdade! Normalmente o processo do climatério inicia em torno dos 35 a 40 anos e pode durar, em média, 20 anos.😉
⠀
👉🏼 O climatério ocorre em virtude do esgotamento dos folículos ovarianos, que provoca a progressiva diminuição da produção de estrógeno.
⠀
Ele pode ser definido como a fase de transição entre o período reprodutivo da mulher e a fase em que ela não pode mais reproduzir.
⠀
👉🏼 Já comentei bastante sobre os principais sintomas do climatério, mas não custa nada lembrá-las… Fogachos ou ondas de calor, onde a mulher começa a sentir um aumento exagerado da sua temperatura corporal, e é também comum que a mulher comece suar bastante, sentir palpitações e dores de cabeça.
⠀
👉🏼 Pode ser que a vagina comece a apresentar menor lubrificação e a parede vaginal se torne menos elástica. Isso faz com que a mulher sinta dores antes e após a relação sexual.
⠀
Além disso, a osteoporose e o risco de doenças cardiovasculares aumentam em decorrência da queda hormonal.
⠀
⚠ Mas não se assuste!!!
⠀
É importante que a mulher enfrente essa fase de sua vida com muita disposição e compreenda que o climatério não é nenhuma doença!😉
⠀
👉🏼 Apesar dos incômodos gerados, é uma fase natural da vida da mulher e deve ser encarada de maneira positiva, tanto por ela como pelo parceiro, seus amigos e familiares.