Boca seca

A menopausa é caracterizada por uma drástica mudança hormonal no corpo da mulher, e ela também se reflete na saúde bucal.

A queda dos níveis hormonais podem causar atrofia (diminuição) das glândulas salivares, causando a diminuição da produção de saliva, consequentemente provocando a “boca seca”.

A pouca quantidade de saliva também atrapalha a deglutição, já que a faringe não fica adequadamente hidratada, aumentando a chance de engasgar, bem como o enfraquecimento da musculatura da faringe, que ocorre com o envelhecimento.

⚠ A halitose (mau-hálito) também pode ser uma consequência da diminuição da quantidade de saliva, pois favorece o desequilíbrio da flora bacteriana na boca.

Por isso, é fundamental a ingestão de líquidos, principalmente água. E a reposição hormonal também é bastante útil, quando não houver contraindicação.

Durante esse período, a mulher deve procurar um(a) dentista para buscar a prevenção bucal e saber quais são os cuidados que devem ser reforçados. O primeiro passo para evitar qualquer tipo de problema é a prevenção, sempre!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s