Climatério não é doença

O climatério não é uma doença! Faz parte do ciclo de vida feminino que, atualmente, são mais bem compreendidos e discutidos, o que permite que as mulheres vivenciem esse período com mais tranquilidade e informação.

Assim como na infância e adolescência, o climatério é uma fase que precisa de cuidados e atenção, como em qualquer outra fase de nossas vidas.

Inclusive, em alguns casos, a fase do climatério é assintomática. O diagnóstico leva em conta os sintomas, exames clínicos e alguns exames laboratoriais de sangue, e como cada mulher é única, vai reagir de acordo com seu contexto de vida, seja histórico e/ou emocional.

A necessidade de tratamento na fase do climatério baseia-se na intensidade dos sintomas de curto prazo e no risco para doenças em longo prazo, como osteoporose e doença cardiovascular.

⚠⚠O tratamento medicamentoso é individualizado e a terapia de reposição hormonal nem sempre é indicada, devendo ser cuidadosamente avaliada pelo médico, de acordo com as necessidades de cada caso.

⚠ O fato é que todas as mulheres passarão por esta fase, por isso é importante que busque, junto ao ginecologista, os ajustes terapêuticos para o seu caso, e que devem ser reavaliados com frequência, de acordo com as mudanças necessárias em seu estilo de vida.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s