
O climatério não é uma doença! Faz parte do ciclo de vida feminino que, atualmente, são mais bem compreendidos e discutidos, o que permite que as mulheres vivenciem esse período com mais tranquilidade e informação.
Assim como na infância e adolescência, o climatério é uma fase que precisa de cuidados e atenção, como em qualquer outra fase de nossas vidas.
Inclusive, em alguns casos, a fase do climatério é assintomática. O diagnóstico leva em conta os sintomas, exames clínicos e alguns exames laboratoriais de sangue, e como cada mulher é única, vai reagir de acordo com seu contexto de vida, seja histórico e/ou emocional.
A necessidade de tratamento na fase do climatério baseia-se na intensidade dos sintomas de curto prazo e no risco para doenças em longo prazo, como osteoporose e doença cardiovascular.
⚠⚠O tratamento medicamentoso é individualizado e a terapia de reposição hormonal nem sempre é indicada, devendo ser cuidadosamente avaliada pelo médico, de acordo com as necessidades de cada caso.
⚠ O fato é que todas as mulheres passarão por esta fase, por isso é importante que busque, junto ao ginecologista, os ajustes terapêuticos para o seu caso, e que devem ser reavaliados com frequência, de acordo com as mudanças necessárias em seu estilo de vida.