
Eu sei que ir ao ginecologista está longe de ser a coisa mais agradável para você, porém, é um mal necessário.
Listei algumas medidas que você pode adotar para tornar a sua ida no especialista mais confortável e que podem melhorar a qualidade e eficiência da sua consulta:
👉Evite relações sexuais pelo menos nos três dias que antecedem a consulta pois a presença do esperma, fluidos corporais ou lubrificante do preservativo alteram a composição da vagina, o que pode influenciar a coleta de material vaginal.
👉Não use cremes ou lubrificantes vaginais nos três dias que antecedem a consulta pois eles também causam alterações nos exames. Caso você esteja fazendo algum tratamento, espere ele acabar.
👉Esvazie a bexiga antes de começar os exames. Quanto mais os órgãos estiverem descontraídos, melhor.
👉Agende a consulta fora do período menstrual, exceto se o problema for exatamente o sangramento, já que a presença do sangue pode dificultar a coleta de alguns exames.
👉Não se preocupe com a depilação. A presença dos pelos não prejudica em nada os exames, portanto, a depilação não é essencial. A verdade é que as mulheres têm medo de serem julgadas por acharem que os médicos olham para elas como homens, mas isso não é uma verdade.
👉Esqueça a ducha vaginal. A prática, além da possibilidade de provocar irritações, também pode prejudicar exames como o de Papanicolau.
Por último, confie em seu médico e não tenha vergonha de falar tudo que estiver sentindo. A relação médico-paciente deve, acima de tudo, ser baseada em confiança!