
A tendência à insônia aumenta naturalmente, com a idade e, nas mulheres, especialmente na fase do climatério, quando o desequilíbrio hormonal as torna vulneráveis à depressão, além de sujeitas aos suores e fogachos bem como a problemas urinários.
Nesta fase, a insônia pode acontecer devido ao desequilíbrio hormonal e pela queda na produção de estrogênios, que são hormônios associados com a regulação do sono da mulher.
👉 É importante estar atenta à qualidade do seu sono para que a insônia não se transforme num problema mais sério. E esta qualidade na transição para a menopausa, tem um papel importante na qualidade de vida, bem como os exercícios físicos.
👉 Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, pois durante o sono, o corpo produz os hormônios que possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular, além de ser fundamental para a memória, ajudando a fixar os acontecimentos do dia a dia.
A tranquilidade de uma noite bem dormida deve ser incorporada em sua rotina, independente de estar ou não fazendo o tratamento de reposição hormonal. Manter a qualidade do sono é como uma terapia sem medicação e que vale para todas as pessoas.