Como lidar com a prisão de ventre

A verdade é que o corpo todo sente!

A maior parte das mulheres relaciona a chegada ao climatério somente aos impactos nos órgãos reprodutores… mas você sabia que os hormônios femininos participam dos movimentos peristálticos do intestino? Por isso, quando a mulher entra em declínio hormonal, a tendência é que o funcionamento do intestino seja diretamente afetado.

O intestino é um dos órgãos que passa por mudanças ao longo da vida da mulher e não fica alheio às oscilações hormonais que propiciam o desequilíbrio à flora intestinal, deixando todo o organismo sujeito a infecções e sensibilidade. A prisão de ventre, por exemplo, também é resultado desse processo e pode levar a outros desequilíbrios mais graves caso não seja tratado.

Além de procurar um médico e levantar a possibilidade sobre uma reposição hormonal, é importante fazer uma investigação, caso você tenha algum tipo de problema com o seu equilíbrio fisiológico ou desconfortos intestinais.

Separei algumas dicas rápidas de como combater a prisão de ventre e manter o equilíbrio da flora intestinal:

– Crie o hábito de beber água para impedir o ressecamento das paredes intestinais e facilitar o trânsito, assim, as fibras da alimentação contam com o seu efeito laxante potencializado.
– Consuma fibras para facilitar o trânsito dos alimentos no intestino, além de controlar os níveis de glicose e auxiliar na sensação de saciedade.
– Vá ao banheiro imediatamente! Sabemos que, entre as mulheres, o comportamento de postergar as idas ao banheiro é comum. A longo prazo, isso prejudica o trânsito intestinal.

Todos esses hábitos visam preservar o seu equilíbrio intestinal durante o climatério. Essa fase não precisa ser sinônimo de sofrimento, então converse com seu ginecologista e relate os seus sintomas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s