Com ou sem hormônios ?

Quando chega a menopausa, a reposição hormonal desperta muitas dúvidas na cabeça feminina. Em tese, recarregar hormônios naturalmente em queda faria sentido para amenizar os sintomas no corpo, como fogachos, ganho de peso e alterações de humor.

Na prática, porém, a questão é mais complexa: existem efeitos colaterais que precisam ser colocados na balança. O medo dos riscos, aliás, é o que tem feito muitas mulheres fugirem da terapia.

A verdade é que a reposição hormonal tem seus préstimos quando bem indicada, o que requer uma avaliação médica individualizada. Há o momento certo para entrar com os hormônios naturais ou sintéticos, e eles não são uma opção quando já há histórico de câncer de mama na família, por exemplo.

No entanto, em um contexto adequado, a reposição pode, sim, melhorar a qualidade de vida.

Agora, existe uma opção fitoterápica para quem quer passar longe dos hormônios sintéticos, pois inúmeras plantas medicinais possuem flavonoides que podem atuar no organismo como repositores hormonais. Porém, mesmo assim, existem casos onde são contra-indicados.

Mas antes, de qualquer coisa, procure seu ginecologista para juntos, decidirem qual é o tratamento mais adequado para o seu caso.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s