
A maioria das mulheres concorda que a menopausa não é um piquenique.
Assim como a mudança de hormônios pode levar à acne e alterações de humor durante a adolescência, eles também podem causar modificações no corpo e na mente, quando os níveis de estrogênio diminuem.
Durante o climatério, as mulheres tendem a ganhar gordura e ao mesmo tempo perder massa muscular.
O problema não é a gordura que você pode beliscar, mas a gordura visceral que envolve seus órgãos. Ela a deixa mais vulnerável às doenças cardíacas, hipertensão e pode levar ao diabetes.
Uma dieta balanceada, com muitas frutas, vegetais e grãos integrais, pode não apenas prevenir o ganho de peso, mas também ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.
Quando os níveis de estrogênio começam a cair, temos que estar mais atentos ao que comemos e quanto comemos
Frutas e legumes são ricos em antioxidantes, que ajudam a prevenir danos às células.
Peixes, como sardinha, atum e salmão, são ricos em vitamina D e ácidos graxos ômega 3, o que faz bem ao coração, melhora o humor e a função cerebral.
Além dos peixes, aves, legumes, nozes e sementes são ricos em proteínas que ajudam seu corpo a manter os músculos.
Se você está sofrendo de ondas de calor, a medicina chinesa indica os chamados “alimentos refrescantes”, como maçãs, bananas, espinafre, brócolis, ovos e chá verde, para ajudá-la a esfriar. Bem, ao menos todos esses alimentos são ricos em nutrientes que combatem doenças.
Beba muita água! É muito importante manter-se hidratada durante a menopausa. Isso não só auxilia a manter seu peso sob controle, mas também ajuda seu corpo a eliminar toxinas e absorver nutrientes.
Sim. Qualquer semelhança com a dieta do mediterrâneo não é coincidência…