É osso!

A osteoporose é uma doença onde acontece uma perda progressiva de massa óssea e, com isso, os ossos ficam menos densos e com maior risco de fratura.

Ao contrário do que muitos pensam, ela é silenciosa e não provoca dor, exceto quando ocorre alguma fratura.

Mais comum nas mulheres, principalmente após a menopausa, a osteoporose não tem cura, mas, existem coisas que você pode fazer para preveni-la ou mesmo controlá-la.

A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Além do leite e derivados, existem outros alimentos ricos em cálcio.

• Semente de gergelim.
Com ferro, ômega 3 e alta concentração de cálcio, fortalece ossos e músculos e ajuda no controle da pressão arterial. Possui muitas fibras e vitaminas do complexo B que estimulam o funcionamento intestinal e aceleram o metabolismo facilitando o emagrecimento.

• Sardinha.
Também fonte de vitamina D e ômega 3, é um alimento que beneficia os ossos, músculos e auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL), além de ser bom para o cérebro e contribuir nos processos de aprendizagem.

• Tofu.
Apesar de ser o queijo de origem vegetal (soja), contém bastante cálcio e ajuda a manter os níveis de colesterol, o que previne doenças cardíacas.

• Feijão branco.
Rico em fibras alimentares, nutrientes e bioativos, é bom para regular o intestino, aumentar a massa óssea e muscular.

• Amêndoa.
Com vários nutrientes e antioxidantes, previne o envelhecimento precoce das células, além de ajudar no controle da glicose, colesterol e pressão sanguínea.

• Couve.
Como vários vegetais com folhas verde-escuras (brócolis, agrião, espinafre, etc.), é uma importante fonte de cálcio, além de ter vitamina C, importante para o sistema imunológico e absorção do ferro.

Ainda temos o manjericão, grão de soja cru, semente de linhaça, levedo de cerveja, farinha de soja, castanha-do-pará, grão de bico, etc.

Agora, além da ingestão de cálcio, precisa da vitamina D (natural ou em suplemento prescrito pelo seu médico). Porém, para ela cumprir seu papel, precisa que você tome sol.

Ah, sim!

Não vamos esquecer da atividade física. O atrito do músculo nos ossos ajuda entrar de cálcio neles.

Ufa !

Dá trabalho, mas VALE A PENA !!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s