
“Vaginismo é coisa da minha cabeça, Dr.?”.
⠀
👉🏼 Eu já ouvi questionamentos como estes e sim! Na maioria dos casos, ele está muito mais ligado ao psicológico do que à disfunções corporais.
⠀
É uma condição que pode ser causada por estresses físicos e emocionais. Mas isso não que dizer que seja “invenção da mulher”… Vaginismo dói, e eu te conto porquê!
⠀
👉🏼 Trata-se de um problema que gera dor na hora da relação sexual e afeta cerca de 5% da população feminina. Causado muitas vezes pelo medo e estresse excessivo.
⠀
O Vaginismo é uma condição na qual o espasmo muscular involuntário impede a penetração vaginal. Isso geralmente resulta em dor e desconforto para mulheres no momento do ato sexual, justamente quando elas deveriam sentir prazer e não dor.
⠀
👉🏼 Na menopausa e no climatério acontece, geralmente, devido à secura dos tecidos vulvar e vaginal, pelo resultado da redução do estrogênio.
⠀
Pode ocorrer também como resultado de “micro-roturas” causando primeiro a dor sexual e depois, levando ao Vaginismo.
⠀
👉🏼 Quais são os sintomas do vaginismo?(lembrando que podem variar entre as mulheres)
⠀
✔ Dispareunia (relação sexual dolorosa), com sensação de aperto e dor que pode estar queimando ou ardendo;
✔ Dificuldade para penetração durante o sexo;
✔ Dor sexual a longo prazo com ou sem causa conhecida; durante a inserção de um absorvente interno; ou em um exame ginecológico;
✔ Espasmo muscular generalizado ou interrupção da respiração durante a tentativa de relação sexual.
⠀
⚠ É muito importante diagnosticar o Vaginismo! Através de um exame pélvico, é possível determinar o tipo de tratamento que deve envolver diferentes especialistas, como ginecologistas, psicólogos ou sexólogos, dependendo da causa.
⠀
Nossa, esse assunto é tão interessante que merece uma segunda parte, vocês não acham?😉