Atrofia vaginal e suas consequências

A atrofia vaginal é um problema extremamente comum e desconfortável para muitas mulheres na pós-menopausa.

👉A saúde dos tecidos da vulva, vagina, bexiga e uretra é fortemente influenciada pela presença ou ausência de estrogênio, por isso surgem a secura e coceira nesta área, infecções na bexiga e vagina recorrentes, dores nas relações sexuais e ao urinar.

👉Embora, não necessariamente inevitável, é difícil de ser prevenida, no entanto quanto mais cedo detectada, melhor. O tratamento precoce é eficaz para a maioria das mulheres e consiste na administração de estrogênios, de uso tópico ou oral, que reduzem a manifestação de sintomas e previnem a ocorrência de outras doenças como infecções vaginais ou problemas urinários.

Além disso, os sintomas podem ser melhorados com o uso de hidratante vaginal, que é um grande aliado da mulher contra a atrofia vaginal.

👉Outro detalhe é que a atrofia pode ainda se manifestar em mulheres submetidas a tratamentos de câncer com quimioterapia, como efeito colateral de um tratamento hormonal para câncer da mama ou em mulheres que foram submetidas a remoção cirúrgica de ambos os ovários.

⚠️É importante conversar com o médico especialista para saber mais sobre o assunto e ficar por dentro das medidas de prevenção e tratamento a fim de manter a qualidade de vida da mulher.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s