
A atrofia vaginal é um problema extremamente comum e desconfortável para muitas mulheres na pós-menopausa.
👉A saúde dos tecidos da vulva, vagina, bexiga e uretra é fortemente influenciada pela presença ou ausência de estrogênio, por isso surgem a secura e coceira nesta área, infecções na bexiga e vagina recorrentes, dores nas relações sexuais e ao urinar.
👉Embora, não necessariamente inevitável, é difícil de ser prevenida, no entanto quanto mais cedo detectada, melhor. O tratamento precoce é eficaz para a maioria das mulheres e consiste na administração de estrogênios, de uso tópico ou oral, que reduzem a manifestação de sintomas e previnem a ocorrência de outras doenças como infecções vaginais ou problemas urinários.
Além disso, os sintomas podem ser melhorados com o uso de hidratante vaginal, que é um grande aliado da mulher contra a atrofia vaginal.
👉Outro detalhe é que a atrofia pode ainda se manifestar em mulheres submetidas a tratamentos de câncer com quimioterapia, como efeito colateral de um tratamento hormonal para câncer da mama ou em mulheres que foram submetidas a remoção cirúrgica de ambos os ovários.
⚠️É importante conversar com o médico especialista para saber mais sobre o assunto e ficar por dentro das medidas de prevenção e tratamento a fim de manter a qualidade de vida da mulher.